sexta-feira, 6 de novembro de 2015

                                                                  

                                        O trânsito 








                Educar para prevenir acidentes no trânsito 







   

Aeducação das crianças para o trânsito deve ser trabalhada de maneira lúdica. Trazer a realidade do trânsito para perto delas requer, antes de tudo, criatividade. Teatro, dança, obra de arte, música... as opções são muitas. Mas qual é a atividade que elas mais gostam? "Todas. Crianças adoram brincar", responde psicóloga Rose Cereser, fundadora da Viva Trans.

Cidadania mirim no trânsito: dicas para ensinar para crianças

Educação no trânsito para crianças 

Antes de atravessar qualquer rua, a mãe sempre pega o filho pela mão, ensina que se deve atentar para os dois lados e cruzar só na faixa de pedestre após observar a sinalização. Com atitudes simples como essa é possível fazer uma imensa contribuição para a educação dos pequenos no trânsito. Orientar desde cedo um comportamento mais cidadão é fundamental, por isso saiba o que dizem especialistas sobre o papel da família, do governo e da escola nessa missão.

O respeito às normas de convivência no asfalto desde cedo pode contribuir decisivamente para maior cortesia no futuro.  

GUIA PRÁTICO - 10 noções básicas de educação no trânsito para você mesma ensinar
1) Cada coisa em seu lugar: Ensine que a rua é o lugar dos carros e a calçada é onde devem ficar os pedestres.

2) Sinalização: As placas e semáforos são atrativos aos olhos das crianças. Explique o que significam através de uma linguagem simples, para que eles possam absorver.

3) Cinto de segurança: Apesar de ainda não serem condutores, os pequenos já fazem parte do trânsito e têm o seu papel. Explicar que é seu dever usar o cinto de segurança e trafegar dentro da cadeirinha ou da poltroninha é essencial para desenvolver a consciência de trânsito.

4) Comportamento no carro: Estar em um veículo não é sinônimo de estar em uma montanha russa. Hábitos como colocar mãos e braços para fora da janela devem ser repreendidos.

5) Lixo é no lixo: Especifique um local para destinar todo o lixo produzido dentro do carro. A consciência ambiental também faz parte do trânsito. Atenção aos pais fumantes: o hábito de jogar as guimbas pela janela é tão recorrente quanto prejudicial à consciência ambiental.

6) Respeito às leis de trânsito: O primeiro exemplo para os filhos é aquele que vem dos pais. Se o filho está acostumado a ver o pai desrespeitando a legislação, o motorista do futuro não dará a importância necessária às regras previstas.

7) Respeito às autoridades: Assim como as leis, as autoridades devem ser respeitadas perante os pequenos. Em caso de abordagem de alguma autoridade de trânsito, a conduta do pai será levada como exemplo para a conduta do filho no futuro.

8 ) O valor da autoescola: Introduzir os princípios básicos é uma tarefa que os pais devem auxiliar. No entanto, o ensino específico de direção deve ser feito pelas autoescolas. Tanto os pais quanto os filhos devem saber disso.

9) Responsabilidade: A ideia principal a ser passada é que o trânsito é um local de convívio social: cada um tem a sua responsabilidade sobre quem transporta e sobre os demais veículos no entorno.

10) Gentileza: O ambiente hostil do trânsito não deve ser refletido no comportamento. Desde cedo, os filhos precisam observar nos pais a capacidade de lidar bem com situações adversas no asfalto e a cordialidade nas disputas do espaço público das ruas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário