sexta-feira, 6 de novembro de 2015


Plano de Aula 


Serie: Educação Infantil 

Assunto: Educação no trânsito
Conteudo: Raciocinio logico e Linguagem oral.
Objetivos: A educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro.

Metodologia:
 Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.;
  • Construir o seu conhecimento matemático por meio de sucessivas reorganizações;

                                                      
 Utilizar a contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária;
  • Utilizar critérios próprios para agrupar elementos de acordo com uma ou mais semelhanças;
  • Ordenar os elementos de uma classe, a partir de uma ou mais diferenças;
 Atividades de psicomotricidade envolvendo o apito do guarda de trânsito que também se constitui um sinal, as cores da sinaleira, etc.
                                           

  Confecção de vários tipos de veículos utilizando material reciclável (rolinhos, caixas, tampinhas, etc.)
  •        A motricidade através de circuitos, reproduzindo a estrada, quebra molas, sinaleiras, placas de trânsito, etc. Neste dia as crianças ganharão uma carteira de motorista, com habilitação para estes três itens. 
  •          Jogos sonoro-musicais que favoreçam, da mesma forma, a vivência dos sons, o silêncio e a música.Propor a construção de paródias com a finalidade de transmiti.
  •       Atividades com os jogos e brinquedos musicais da cultura infantil. Ex: Cantigas de ninar; as parlendas; as canções de roda.
 Avaliação: Será satisfatório se os alunos se envolverem  nas propostas e realizarem as atividades com prazer e alegria, ampliando seus conhecimentos sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário